Nesta terça-feira (06), o deputado estadual Marcio Pauliki participou de uma reunião com os demais parlamentares que pretendem oficializar a Frente Parlamentar Mistra Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Eles irão acompanhar e cobrar a efetivação das obras que as concessionárias de pedágio se comprometeram a realizar no momento em que assinaram os atuais contratos de concessão. O objetivo é que o trabalho da frente parlamentar resulte na aprovação de dois projetos de lei. O primeiro deles estabelece que o legislativo deverá aprovar qualquer mudança no cronograma de obras. Quando a concessionária assina o contrato, ela se compromete a realizar investimentos nas estradas. Muitas vezes, uma obra é substituída por outra e elas podem ter valores diferentes, explica Pauliki. A outra iniciativa acabaria com a possiblidade de renovação dos contratos e obrigaria a abertura de licitação. Fiz essa proposta para trazer mais técnica e mais transparência para a discussão. É isso que as pessoas esperam dos seus representantes, afirma. O deputado estadual Ademir Bier explica que a frente parlamentar será aberta para todos aqueles que estiverem dispostos a participar, inclusive entidades e órgãos representantes de classe. Nós não somos contra o pedágio, entendemos que ele é importante. O que estamos defendendo é a abertura de novas licitações e que as concessionárias realizem as obras que constam no contrato atual, salienta. De acordo com o deputado Tercílio Turini, as ações serão regionalizadas. A ideia é que um grupo de deputados de cada região do estado promova reuniões com a presença da concessionária responsável pelas estradas que passam pelo local e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para discutir as obras que estavam previstas nos contratos que estão vigentes. O pedágio impacta diretamente na vida das pessoas, por isso a renovação dos contratos não pode ser discutida apenas entre o governo e a concessionária. A sociedade precisa participar ativamente dessas decisões, enfatiza. Souza Naves Pauliki propôs que a primeira audiência pública para discutir as concessões de pedágio no Estado seja realizada em Ponta Grossa. Será uma excelente oportunidade de discutir a realização de obras importantes na Avenida Souza Naves através de uma parceria entre o DER, concessionária e poder público. Em conjunto com os deputados da região, estou trabalhando junto ao Governo do Estado pela liberação de R$ 27 milhões para que seja possível fazer todas as intervenções necessárias o mais rápido possível, frisa. A colocação imediata de lombadas, canteiro central e iluminação fazem parte das medidas de curto prazo. Em médio prazo, está prevista a construção de retornos, canteiros e faixas de desaceleração. A longo prazo, a população poderá contar com viadutos e retornos elevados. Leia mais: http://gazeta.inf.br/frente-parlamentar-contra-prorrogacao-do-pedagio-do-pr/