Segundo levantamento do jornal, o deputado Marcio Pauliki está entre os 50 principais pré-candidatos à renovação do Congresso Nacional com alta influência nas redes sociais.
O deputado estadual Marcio Pauliki aparece entre os 50 influenciadores em redes sociais de todo o Brasil, segundo pesquisa realizada pelo jornal O Estado de São Paulo. O levantamento leva em conta candidatos a deputado federal que desejam ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados pela primeira vez e que vai ao encontro do perfil político desejado pelo eleitorado brasileiro. De acordo com a própria pesquisa, garantir um bom desempenho nas redes é considerado um diferencial para as eleições de 2018.
Pauliki possui em sua página oficial no Facebook uma média de quase 200 likes por post não patrocinado – conforme levantamento do próprio Estadão, o que se enquadra como um dos que possuem atuação mais relevante em todo o cenário nacional.
“Isso é sinal que estamos atuando de maneira eficiente, fazendo uma política séria e técnica. Dá ainda mais ânimo para continuar atuando de maneira ética e coerente e, consequentemente, divulgando para a sociedade o que venho fazendo. É uma maneira gratuita de prestar contas à toda comunidade”, afirma Pauliki, que é candidato a deputado federal para o pleito deste ano. Os perfis públicos dos selecionados pelo Estadão foram analisados em três redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
“As redes sociais se tornaram um canal de comunicação direta com a população. Sempre procuro responder as demandas que chegam e, dentro da minha atuação parlamentar, encontrar uma solução. Os deputados precisam manter esse contato diário com a sociedade. Só dessa maneira é que pode traçar os objetivos para atuar em prol da população e as redes sociais são uma das ferramentas para isso. Além, obviamente, das visitas que realizado frequentemente”, ressalta Pauliki.
Métricas
No caso de Facebook e Twitter, um conjunto de métricas foi estabelecido em parceria com o professor de jornalismo Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Cibercultura e Imagem (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As informações utilizadas neste especial referentes às duas redes foram coletadas por Malini e sua equipe.
Por meio de dois softwares próprios, a equipe do Labic foi capaz de capturar postagens, curtidas, compartilhamentos e estatísticas de usuários. A única exceção foi o Instagram, com métrica obtida pelo Crowdtangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais do Facebook. O levantamento foi realizado pela reportagem.
Perfil
O levantamento do Estadão também traça um perfil do que seria o perfil do candidato que a população deseja para que esteja representando os eleitores na Câmara.
O “Políticoem Construção”, segundo o jornal, temperto de 40 anos, casado e cristão católico. Sua trajetória de vida seria marcada pela superação de obstáculos. Além de ter formação acadêmica e experiênciade um mandato eletivo em sua cidade.
Espontâneo e autêntico,o político desejado tem posições ideológicas mais ao centroe costuma adotar um tom conciliador.
“Este perfil idealizado pelo novo eleitor brasileiro vem ao encontro de meus preceitos, história de vida e diretrizes. Portanto, acredito na política de resultados e que realizada do jeito certo é a melhor forma de atender os anseios de nossa sociedade”, enfatiza Pauliki