O deputado estadual Marcio Pauliki esteve reunido nesta quinta-feira (26) com as direções dos Hospital Municipal Amadeu Puppi e com o Hospital da Criança de Ponta Grossa para debater o encaminhamento de recursos financeiros para ambas as instituições no próximo ano. A área da saúde pública é uma das principais preocupações do deputado, que já está articulando novos investimentos no setor para 2018.
“Esses dois hospitais são fundamentais para a prestação de serviço de saúde na nossa cidade e também para a população da região. Precisamos otimizar e equipar essas instituições para que a sociedade tenha seu direito de atendimento com qualidade”, ressalta Pauliki.
Para o Hospital da Criança as áreas prioritárias devem ser recursos para a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico, que é voltado para a baixa e a média complexidade, e também para a estruturação de leitos para estabilização.
“Durante a visita também vimos a necessidade de uma readequação estrutural do prédio. Vamos fazer um levantamento se fazemos uma parceria com o governo estadual ou com empresas privadas, e qual seria a melhor maneira de se fazer isso, para viabilizar essa reforma”, salienta Pauliki.
No Hospital Municipal, comumente conhecido como Pronto Socorro, também foi percebido a necessidade de reformas físicas na estrutura do prédio. “Vamos buscar recursos para a compra de mais equipamentos, como de raio-x e de ultrassom”, destaca Pauliki.
Durante esta semana, o deputado atuou fortemente na área de saúde público. Além da entrega de um ultrassom com doppler para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) da Santa Casa de Ponta Grossa, Pauliki anunciou o início da estruturação do Instituto do Câncer dos Campos Gerais no Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa.
Também participou do lançamento do mutirão das cirurgias de catarata e do mutirão de órteses e próteses, que o deputado já havia pleiteado junto ao governo no primeiro semestre deste ano.
Pauliki também participou de uma reunião com o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno, que garantiu que as obras do Hospital Regional de Telêmaco Borba serão concluídas em dezembro. “Esse é um passo fundamental para a descentralização do atendimento da saúde pública de toda a região”, ressalta o deputado.