Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Pauliki deve levar Centro de Distribuição do Ceasa para PG

Compartilhe nas redes sociais:

13/04/2021

Um Centro de Distribuição e um Mercado do Produtor da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) para abastecer Ponta Grossa e região. Esse é um dos trabalhos desenvolvidos pelo deputado estadual Marcio Pauliki nos últimos meses e que avançou nesta terça-feira (07) em reunião com membros da diretoria da Ceasa do Paraná. O objetivo é descentralizar a atuação do órgão no estado, que atualmente está restrito a cinco unidades (Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel).

“Já estamos com um cronograma de ações pré-estabelecido. O pedido para a criação do Ceasa em Ponta Grossa, inclusive, já teve adesão da direção da Ceasa no Paraná”, afirma Pauliki. A Ceasa em Ponta Grossa irá beneficiar todos os produtores da agricultura familiar das regiões dos Campos Gerais, Centro Sul e Norte Pioneiro do estado. “Temos que fortalecer políticas públicas que gerem renda e emprego. Esse é o jeito certo de se fazer política”, ressalta o deputado.

O diretor presidente da Ceasa do Paraná, Natalino Avance de Souza, afirmou que já realizou visitas para buscar modelos que visem a modernização da Ceasa. “Criarmos esse Centro de Distribuição e um Mercado do Produtor em Ponta Grossa vem ao encontro do que tenho visto em outros estados”, afirmou Souza ao deputado. “Com o Centro de Distribuição os produtores poderão vender diretamente seus produtos para o mercado consumidor”, salienta Pauliki.

Para o presidente da Sociedade Rural de Ponta Grossa, Edílson Gorte, é preciso levantar a bandeira para a construção de um Ceasa na cidade e que beneficie produtores de toda região. “Nós, hoje, temos uma produção forte de hortifrutigranjeiros. A cidade de Reserva é forte em tomate, Castro em tubérculo, Irati em batata e cebola. Então, a ideia é que possamos centralizar a comercialização aqui. Temos que pensar no Ceasa como um fomento de desenvolvimento para nossos produtores rurais”, afirma Gorte.

Regularização Ceasa Curitiba

Durante o encontro desta terça, Pauliki, que é presidente da Comissão da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, reforçou a necessidade de regulamentar o comércio do mercado do produtor - espaço destinados a pequenos produtores rurais paranaenses e suas organizações para comercializarem suas próprias produções sobre veículos, sem a interferência de intermediários. Dentre as propostas estudadas está a de limitar a frequência de um mesmo agricultor participar do Mercado do Produtor em até três vezes por semana e reduzir ao máximo o comércio de produtos oriundos de fora do Paraná.