A falta de segurança para motoristas e pedestres na Avenida Souza Naves, trecho urbano da BR-373, é um problema enfrentado pela população ponta-grossense há muitos anos. Em fevereiro, diversas autoridades estiveram na sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em Curitiba, para discutir soluções imediatas. O DER autorizou a Prefeitura de Ponta Grossa a instalar lombadas no local a fim de reduzir a velocidade. A administração municipal também se comprometeu a realizar estudos e elaborar um projeto para a construção de três viadutos, uma terceira faixa e de passarelas metálicas para facilitar a travessia de pedestres. O deputado estadual Marcio Pauliki encaminhou um requerimento ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, pedindo que o DER encaminhe informações sobre o que foi decidido durante a reunião. Pauliki quer saber se a Prefeitura de Ponta Grossa já encaminhou a Secretaria de Estado ou ao DER os estudos que se comprometeu a realizar e se alguma providencia já foi tomada. O requerimento foi adiado na última quarta-feira (16) e voltará a ser discutido na próxima segunda-feira (21). Não podemos permitir que a população continue pagando pelos erros do poder público. É preciso agir com rapidez, pois estamos falando da vida de muitas pessoas. O objetivo do meu requerimento é apenas tomar conhecimento das ações que foram propostas e, desde já, eu me coloco à disposição para ajudar no que for necessário, frisa Pauliki. A construção de um canteiro central em 7,2 quilômetros da via também está garantida. Essa é uma excelente alternativa, pois permite que as pessoas façam uma pequena parada ao atravessar a rodovia. É uma iniciativa simples, mas que vai diminuir o número de acidentes e garantir a segurança da população afirma. O deputado acrescenta que será necessária a construção de uma nova pista e acostamento para suprir a faixa que será perdida com a execução do canteiro central. A colocação imediata de lombadas, canteiro central e iluminação fazem parte das medidas de curto prazo. Em médio prazo, está prevista a construção de retornos, canteiros e faixas de desaceleração. A longo prazo, a população poderá contar com viadutos e retornos elevados. Leia mais: http://www.plantaodacidade.com.br/novo/noticia/12343