Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Pauliki apresenta projeto do polo industrial da região centro-sul

Compartilhe nas redes sociais:

13/04/2021

O deputado estadual Marcio Pauliki apresentou o projeto para a criação do Polo Industrial da Região Centro-Sul do Paraná em reunião realizada em Irati nesta terça-feira (12). Participaram do encontro os prefeitos de Inácio Martins, Júnior Benato, de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, de Rio Azul, Rodrigo Solda e de Irati, Jorge Derbli, além de vereadores, representantes de associações comercial e industrial locais. Além desses quatro municípios, devem fazer parte do Polo Industrias cidades de Mallet, Rebouças, Imbituva, Guamiranga e Teixeira Soares.

A proposta foi muito bem aceita pelos empresários e pela população local. “Estou atuando para podermos contribuir decisivamente para o desenvolvimento de todas as regiões do nosso Paraná. Esse polo irá gerar empregos, renda e estimular o desenvolvimento social”, afirma Pauliki, que é presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda na Assembleia Legislativa.

O polo industrial deve funcionar no modelo chamado “50-50”. “A cidade sede do distrito irá ficar com 50% do ICMS gerado e os outros 50% serão divididos nas outras cidades distantes 50 quilômetros daquele terreno”, informa Pauliki. Ainda não foi definido qual o município que irá sediar o projeto. Está sendo analisada a possibilidade de utilizar parte da Fazenda da Iapar, nas proximidades da BR-277, como parte do polo industrial.

Distrito Regional dos Campos Gerais

Também está sendo desenvolvida a criação de um Distrito Industrial Regional dos Campos Gerais. O projeto está sendo desenvolvido pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, da qual Pauliki é o presidente. O processo está em trâmite no governo do estado e, inclusive, já foram concedidos pareceres positivos da Casa Civil e da Procuradoria do Estado para dar prosseguimento aos trâmites de criação do Distrito Industrial.

Audiência

A partilha da cota-parte do ICMS gerado pela nova fábrica da Klabin entre 12 municípios do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (13), às 9h30, no Auditório Legislativo da Casa. A reunião é uma iniciativa dos deputados estaduais Marcio Pauliki, Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli e visa esclarecer dúvidas e agilizar procedimentos que garantam o repasse do tributo aos municípios.

Convênio assinado em junho do ano passado, na inauguração da indústria, estabeleceu que 50% do ICMS pago pela Klabin vão para Ortigueira, como sede da fábrica, e 50% devem ser partilhados entre municípios que fornecem madeira. Os beneficiados são Cândido de Abreu, Congoinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.