Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Mais um aumento da Sanepar

Compartilhe nas redes sociais:

23/04/2019

12,13% é o reajuste da conta de água e esgoto que foi autorizado pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná), a pedido da Sanepar. Para se ter uma ideia nos últimos quatro anos o aumento chega a 50% e a inflação no mesmo período foi de menos de 12%.

Como os salários são reajustados pela inflação podemos dizer a taxa de água está 4 vezes mais pesando no orçamento do que há 4 anos atrás.

Lembro-me muito bem quando de quando era deputado estadual as inúmeras vezes que solicitei para a Sanepar segurar os reajustes, isso porque 60% da Sanepar   pertence ao Governo do Estado e pertence ao povo do Paraná. Entendo que o Governo poderia segurar em algumas situações porque a partir do momento que ela é uma estatal em 60% ela também tem uma função social que não está sendo respeitada.

E uma das coisas que foram terríveis nos últimos anos a partir de 2016 foi quando a Sanepar reduziu a tarifa mínima, de 10m3 para 5m3, naquele momento achamos interessante, mas quando fomos ver a Sanepar não tinha reduzido em valores, que era o pedido original que fizemos lá na assembleia.

Até hoje existem processos na justiça, no Procon, para que a Sanepar volte para 10m3 ou acabe com a Tarifa Mínima. Em várias cidades do Paraná, onde não existe a Sanepar e sim empresas municipais de abastecimento de água e esgoto, essa mesma tarifa mínima está sendo extinta.

Ao todo são 50 cidades paranaenses que contam com essas empresas municipais e acredito que essa é uma sugestão para Ponta Grossa, para que possamos estudar a possibilidade de ter na cidade, uma agência municipal de água e esgoto, com certeza não teríamos esse aumento e muitos dos investimentos poderiam ser feitos também em outras áreas como saúde, educação e segurança,

Esse é um assunto importante para nossa cidade e para nossas autoridades, que possam pensar, refletir, estudar e analisar a possibilidade de Ponta Grossa ter uma agência municipal de água e esgoto.

 

Confira o percentual de reajuste nos últimos quatro anos no estado:

 

2019 - 12,13%

2018 - 5,12%

2017 - 8,53%

2016 - 10,48%

2015 - 12,5% (feito em duas etapas de 6,5% e 6%)