Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

IMM adere programa voltado para jovens em Minas Gerais

Compartilhe nas redes sociais:

24/05/2021

O Instituto Mundo Melhor deu mais um passo importante em prol de expandir seu trabalho social pelo país. Em 2021, o IMM assinou um acordo de cooperação técnica com o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra. O projeto tem como objetivo promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e cursos de formação ou qualificação profissional no estado.

Para que o projeto funcione, é necessário a adesão de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que se disponham a colaborar, como foi o caso do IMM. De acordo com a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, a contribuição do Instituto funcionará como uma extensão do Jovem Mundo Melhor, que visa a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, com atividades presenciais e cursos à distância. 

O Superintendente de Atendimento ao Adolescente, Guilherme Rodrigues Oliveira, declara que ficaram muito contentes com a adesão do IMM ao Descubra, como entidade qualificadora. Ele revela que o programa se tornou o mais importante projeto de aprendizagem profissional de adolescentes do sistema socioeducativo de Minas Gerais.

“Na Suase (Servidores da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo) tudo se inicia com a inclusão de jovens em atividades preparatórias, com a finalidade de desenvolver habilidades, orientá-los e prepará-los para o ingresso no mundo do trabalho, a partir das vagas oferecidas. O processo também inclui atendimento pela equipe interdisciplinar das unidades e confirmação do desejo de cada um pela formação oferecida”, explica o superintendente.

Cerca de 70 servidores já foram capacitados como facilitadores para o acesso dos adolescentes aos cursos online. Aliás, sobre os cursos do IMM, Guilherme destaca o ‘Noções de Empregabilidade’, que traz temas importantes de orientação profissional, favorecendo os encaminhamentos para as vagas de cursos e programas de aprendizagem. Vale destacar que a oferta se estende para as 39 unidades socioeducativas de todo o Estado.

 

Atuação IMM

O Mundo Melhor irá atuar como uma entidade qualificadora, se comprometendo a realizar atividades específicas e gratuitas, conforme demanda do Descubra. Entre elas estão: ofertar vagas para a parte teórica de contrato de aprendizagem profissional; dispor de vagas em cursos profissionalizantes; disponibilizar cursos online constantes do Ambiente Virtual de Aprendizagem em diversas áreas do conhecimento; e promover oficinas e aulas online realizadas na forma síncrona em diversos conteúdos de formação humana.

 

Descubra!      

Resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de onze órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, o Descubra foi formalizado, no dia 23 de agosto de 2019. Os signatários, além do Ministério Público de Minas Gerais, o Governo Federal, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Tribunal Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).