Prevenir sempre é a melhor opção, principalmente, quando o assunto é o uso de drogas. Com esse propósito, foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa o projeto do deputado estadual Marcio Pauliki que institui o Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.
A medida quer estimular as ações preventivas e as campanhas educativas sobre o uso indevido de entorpecentes e também a inserção de usuários nos programas de assistência e tratamento. Segundo Pauliki, o principal foco das campanhas devem ser as crianças e adolescentes.
“Precisamos prevenir e ter campanhas educativas que informem os riscos de se tornar um dependente químico”, ressalta o deputado. Para o deputado, trabalhar na prevenção também pode resultar em avanços positivos na área de segurança pública com a redução dos índices de criminalidade.
O projeto visa promover esclarecimentos para conscientização sobre a prevenção ao uso das drogas, desenvolver campanhas e estimular a inserção nas escolas e locais de trabalho de dependentes químicos em tratamento. Com isso, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e também especialistas na área visitarão colégios públicos e particulares para realizar palestras e ações juntamente com os estudantes.
Cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma médica de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas, segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU (Organização das Nações Unidas).