Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Pauliki participa da inauguração do Serviço de Oncologia em Irati

Compartilhe nas redes sociais:

13/04/2021

O deputado Marcio Pauliki participou da inauguração da primeira Unidade de Serviço de Oncologia Clínica Adicional do Paraná, em Irati, nesta sexta-feira (27). Este projeto é uma extensão do Hospital Erasto Gaertner (HEG). A instituição irá atender a cidade e todos os municípios da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná.

A instituição inaugurada em Irati irá complementar e se somará ao atendimento que será ofertada pelo Instituto do Câncer dos Campos Gerais (ICCG), lançado nesta semana pelo Pauliki e pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. O ICCG irá funcionar no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa e os tratamentos de hematologia na instituição também atenderão aos pacientes da região central do estado.

“A luta por um atendimento regional aos pacientes oncológicos faz parte do meu trabalho desde antes eu assumir o posto de deputado. Irati e Ponta Grossa merecem complexos como esses. É fundamental ter uma descentralização no sistema de saúde. A população local não precisará se deslocar para realizar determinados procedimentos”, afirma Pauliki.

O ambulatório é a primeira unidade do Erasto fora da capital. “É uma conquista para toda a região. Essa unidade prestará um serviço de qualidade na área de atendimento e tratamento oncológico”, diz o governador Beto Richa, que compareceu no evento.

A Unidade Irati funcionará nas dependências da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) que, por sua vez, desde fevereiro deste ano, atende o público que depende do suporte da instituição, em imóvel alugado.

O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, comenta que, “inicialmente, serão feitas consultas para avaliação de casos novos e atendimentos eletivos de pacientes já matriculados e em atendimento pelo Erasto”. A Unidade Irati dispõe de dois consultórios médicos, sala de emergência, posto de enfermagem, farmácia, sala de treinamento e três salas para infusão de quimioterapia/medicamentos com capacidade para até 20 sessões por dia.

Atualmente, há aproximadamente 200 pacientes da região em tratamento no Erasto, em Curitiba, e gradativamente será feita avaliação dos pacientes de maneira individual para definir com segurança se a continuidade do tratamento será em Irati.