Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Pauliki leva aos prefeitos propostas para a criação de Distrito Industrial Regional

Compartilhe nas redes sociais:

14/04/2021

O deputado Marcio Pauliki irá levar aos prefeitos das cidades de Tibagi, Ipiranga, Reserva, Piraí do Sul e Ivaí a proposta para a criação de um Distrito Industrial Regional dos Campos Gerais. O projeto está sendo desenvolvido pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, da qual Pauliki é o presidente.

O processo está em trâmite no governo do estado e, inclusive, já foram concedidos pareceres positivos da Casa Civil e da Procuradoria do Estado para dar prosseguimento aos trâmites de criação do Distrito Industrial.

A região dos Campos Gerais poderá ser a pioneira do estado na criação de um Distrito Industrial Regional. O objetivo é dividir parte dos impostos gerados em municípios do entorno daquele que sediará os investimentos, a fim de criar um desenvolvimento regional

Pauliki afirma que o projeto será no modelo chamado “50-50”. “A cidade sede do distrito irá ficar com 50% do ICMS gerado e os outros 50% serão divididos nas outras cidades distantes 50 quilômetros daquele terreno”, informa Pauliki. Ainda não foi definido qual o município que irá sediar o projeto.

As áreas a serem escolhidas são, de preferência, próximo a complexos industriais, que possam atrair indústrias satélites. “A principal intenção com esse projeto é o desenvolvimento regional. Não adianta desenvolver só uma cidade”, explica. Também será desenvolvido um projeto de desenvolvimento da mão de obra para que os próprios moradores da região beneficiada possam ser empregados.

Paraná Competitivo

Conforme esclarece o deputado, com a nova fase do Programa Paraná Competitivo não só indústria, mas também outros segmentos poderão se instalar neste parque industrial regional. “Isso permite que aumente o leque de setores que poderão investir na região, gerar recursos e empregos”, enfatiza Pauliki.