Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Pauliki garante Centro de Triagem para 520 presos provisórios em PG

Compartilhe nas redes sociais:

12/04/2021

Em reunião com o diretor geral do Departamento Penitenciário, Luiz Alberto Cartaxo, o deputado estadual Marcio Pauliki conquistou um Centro de Triagem com capacidade para 520 presos provisórios para Ponta Grossa. Sabendo também que a ampliação do sistema carcerário é prioridade do novo secretário estadual de Segurança, Júlio Reis, Pauliki destaca que essa é uma conquista fundamental na área de segurança pública que dará mais tranquilidade para os “cidadãos de bem que vivem à mercê de criminosos que estão soltos por falta de vagas carcerárias”.

Um engenheiro da Secretaria já esteve ontem em Ponta Grossa estudando os possíveis locais para a construção do Centro. “Estamos articulando para que seja um terreno anexo à Cadeia Pública Hildebrando de Souza para que ajude não apenas na ampliação de vagas, mas também para resolver os problemas de superlotação do “Cadeião” que está com mais de 750 detentos. Para isso precisamos da cessão do uso por parte da Prefeitura e já estou enviando ofício para o Executivo Municipal solicitando essa cessão do terreno”, destaca o deputado Pauliki.

O terreno deve ter perto de 100 por 150 metros e, segundo o deputado, uma parte do terreno público onde seria o Polo de Confecções poderia ser uma alternativa.

O contrato para a construção do Centro de Triagem será realizado em caráter de excepcionalidade e de urgência. As celas serão modulares e a construção poderá ficar pronta quatro meses após a definição do terreno.

Para Cartaxo, essa conquista é muito importante para Ponta Grossa e região. “Destaco a atuação do deputado Pauliki nesta luta pela segurança pública que irá ampliar nossa capacidade no sistema penitenciário”, afirma o diretor do Depen.

Conquistas

Essa é mais uma conquista do deputado Pauliki na área da segurança pública. “Além da entrega de viaturas policiais que conquistamos via governo do estado, atuo constantemente visando melhorar nossa segurança”, afirma. No início do ano, o deputado – inclusive – entregou via emendas parlamentares viaturas policiais para serem utilizadas em patrulhas rurais e comerciais.

Além disso, ele luta pela construção da Casa de Custódia de Ponta Grossa, que está em fase licitatória, para mais 720 vagas de presos e conquistou o Serviço de Operações Especiais (SOE) que terá sua inauguração oficial ainda este mês. O SOE é um grupo que atua como primeiro interventor em unidades penais e cadeias públicas da região, em situações de crise. A atuação da equipe evita, por exemplo, fuga e ajuda na contenção de rebeliões. Além disso, serão mais três veículos policiais que farão o monitoramento e transporte entre as carceragens da região.

Para Ponta Grossa, o deputado também já conquistou recursos para a prefeitura adquirir quatro Módulos Móveis para a Guarda Municipal. No primeiro semestre de 2017, os deputados Plauto Miró Guimarães e Pauliki apresentaram uma emenda conjunta no valor de R$ 300 mil para serem investidos nas melhorias do prédio do presídio Hildebrando de Souza.