Marcio Pauliki - Compromisso com você
Facebook Twitter Instagram

Banco de ideias para o cidadão apontar soluções para a cidade será lançado neste sábado

Compartilhe nas redes sociais:

09/01/2020

Iniciativa é inédita em Ponta Grossa.
Pela primeira vez, as ideias da população podem virar metas de governo.                            Conheça o PG+200!

Pela primeira vez na história, a população de Ponta Grossa terá voz ativa e participação direta em um projeto para pensar a cidade. A iniciativa é do ex-deputado estadual e empreendedor Marcio Pauliki que lançará, neste sábado (11), a plataforma PG+200, um banco de ideias criado para o cidadão apontar sugestões em qualquer área para melhorar o município.
O lançamento será durante o seu programa na Rádio Difusora (105.9 FM), entre 7h30 e 10h da manhã, bem como na live de seu perfil no Facebook. Neste período, os microfones da emissora e as redes sociais estarão abertas para a população tirar suas dúvidas de como funcionará a iniciativa inédita.
De acordo com Marcio Pauliki, a proposta visa reunir as sugestões enviadas pelo cidadão durante um período para reuní-las no projeto com as 200 ideias existentes.
“Queremos uma Ponta Grossa de todos e para todos, para isso, estamos lançando uma iniciativa inovadora. Pela primeira vez na história da cidade, um banco de ideias reúne propostas de pessoas que desejam ter voz em um pré-plano de governo”, destaca. “Mas não vamos apenas ouvir a comunidade. Iremos usar as sugestões como caminho para eventuais ações práticas, pois é o cidadão que mora nos bairros e nas vilas que sofre na pele os problemas diários”, comenta Pauliki.
Além de ser uma iniciativa inédita, o PG+200 tem o diferencial de dar o crédito ao idealizador da proposta, caso ela se torne uma das metas em um eventual plano de governo. Segundo Pauliki, a plataforma é pautada pensando no cuidado com as pessoas e com os bairros.
“O que a população pode esperar do PG+200 são ideias inovadoras de curto, médio e longo prazo para Ponta Grossa, com a marca da própria sociedade. Uma prova disso é que, após analisada a viabilidade operacional e financeira das propostas feitas pelos cidadãos, nela constará o nome do autor que colaborou com ideais e sugestões. Ou seja, será uma cidade feita pelas pessoas e para as pessoas”, evidencia Pauliki. 

Como funcionará? 
Durante um período as ideias serão recebidas por meio da plataforma online no endereço www.marciopauliki.com.br ou pelo WhatsApp através do número (42) 99911-9911.
No site, a pessoa encontrará o  PG+200 na íntegra, o qual será atualizado constantemente com as novas sugestões viáveis e que poderá ser baixado no computador ou no celular. Pelo aplicativo, a pessoa também tem a opção de participar de grupos setoriais. Neles, Pauliki e a equipe debaterão em tempo real os problemas e as soluções para diversas áreas de Ponta Grossa.
“As redes sociais não substituem o corpo a corpo que já realizamos, mas estamos surpresos que, mesmo antes do lançamento, recebemos milhares de participações por meio de nossas redes sociais. Isso reflete o que estávamos imaginando: as decisões que envolvem a vida de todos, não devem ser tomadas em uma sala entre quatro paredes por homens engravatados. O povo precisa ser ouvido. E, agora, queremos a participação de mais gente ainda”, frisa Márcio Pauliki. 
“É importante observar também que muitas das ideias e sugestões que já estão compondo este projeto é fruto de muitas reuniões com  lideranças empresariais, associativistas e comunitárias. Bem como, das diversas conversas do dia a dia que foram feitas diretamente com a população. Essas que aconteceram através das visitas que nunca deixamos de fazer, ao longo dos últimos anos, junto à comunidade em geral, abrangendo a área central, os bairros e as vilas de Ponta Grossa”, complementa Pauliki. Hoje, o grupo de trabalho já tem a participação ativa de mais de 100 lideranças que, de forma voluntária, estão contribuindo com este projeto de forma direta e formal.

O que é o PG+200?
Criado pensado nas pessoas e nos bairros, a plataforma PG+200 é um banco de ideias que visa receber sugestões da população. 
A iniciativa é pautada na participação popular. O PG+200 está dividido em três eixos norteadores: Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento de Gestão e Finanças. Eles foram definidos a partir de um diagnóstico minucioso baseado nos principais anseios da comunidade de nossa cidade.
O documento ainda conta com: o plano emergencial de 100 dias; o “PG 100”; norteadores do Plano Estratégico 2021-24; e diretrizes e princípios essenciais para Ponta Grossa.
Além de ter mais de 200 ideias pré-concebidas que podem ser melhoradas, retiradas ou garantidas em um plano de governo a partir da participação popular, o PG+200 faz alusão ao bicentenário da cidade, em 2023.
“Qual Ponta Grossa a população quer para um futuro próximo e a longo prazo, após seus 200 anos de história? É isso que buscamos. Não pensamos apenas em resolver os problemas de forma paliativa. Também queremos ideias para as futuras gerações. Queremos tornar Ponta Grossa novamente a Princesa dos Campos Gerais”, afirma Pauliki.


Quem e como participar?
Diferente dos demais planos, a comunidade é quem complementará esse projeto. A construção de uma cidade melhor se dará de duas formas e todos podem participar.
• A primeira maneira é através do site www.marciopauliki.com.br. Lá, a pessoa verá uma mensagem indicando para a página, a partir do preenchimento de alguns campos, poderá enviar a sua ideia ou comentar sobre alguma sugestão que já consta no projeto para tornar Ponta Grossa uma cidade melhor.
• A outra forma de participação é pelo WhatsApp. A pessoa deve adicionar em sua agenda o número (42) 99911-9911 e enviar a sua ideia, indicando seu nome e o bairro onde mora. Ainda há a opção de participar de grupos setoriais com a participação de Marcio Pauliki e sua equipe, para debater questões que envolvem a cidade. E ainda terão grupos sobre Saúde, Educação, Transportes, Trânsito, Emprego etc.